Método Busquet

O método Busquet trabalha com o conceito de um sistema de ligações do corpo chamado Cadeias Fisiológicas. É baseado em um exame corporal em suas diferentes partes e sistemas (visceral, craniano, muscular e articular), em que são colocados em evidência pontos de tensão, em cada uma das cadeias fisiológicas. Após ser realizada uma síntese sobre a possível causa da dor ou disfunção, é proposto um programa individual de tratamento que dura em torno de 4 a 6 sessões, podendo durar mais ou menos, de acordo com o quadro de cada paciente. A proposta é atuar na liberação de suas diferentes funções, deixando o corpo livre para que realize sua recuperação. Um modelo de tratamento manual é aplicado para:

Liberar zonas de tensão

Melhorar a função e a postura

Eliminar dores diversas

 

Técnicas

Essencialmente baseadas em relaxamentos e posturas, o tratamento é realizado apenas com as mãos. As técnicas utilizadas pelo método trabalham na busca de uma normalização das tensões teciduais, no intuito de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas.

 

Indicações

Um método para todos, adultos, crianças e recém-nascidos (assimetrias posturais, distúrbios funcionais viscerais como refluxo e cólica, distúrbios do sono, choros inexplicados, agitações, problemas de sucção). Em atletas, para melhorar a confiança e performance esportiva, atuação interdisciplinar na prevenção de lesões e disfunções.

Indicado para dores na coluna vertebral, dores nos ombros e joelhos, tendinites e bursites, disfunções e dores da ATM, bruxismo, dores de cabeça e enxaquecas, cólicas menstruais, constipação intestinal, refluxo gastro-esofágico, labirintite, assim como prevenir ou atenuar os efeitos da artrose.